quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O problema é comigo!

Por Ana Carolina Moreira (guria abençoada e cativante)

http://anacrmoreira.blogspot.com/
@acrmoreira

Queridos, você deve estar aí pensando o porquê do título 'O problema é comigo!'. Bom, fique tranquilo, é apenas para nossa reflexão! Dia após dia vejo o que um julgamento errôneo pode fazer com a vida de alguém. É sobre isso que quero falar nessa oportunidade.

Havia um casal que morava em um apartamento e sempre observavam a vizinha que estendia as roupas no varal do terreiro da casa dela. O marido cotidianamente comentava com a esposa sobre como as roupas da vizinha penduradas eram sujas e encardidas.
Ele ainda dizia pra esposa: querida, você precisa ensiná-la como lavar roupas!

Os meses foram passando e as críticas a cerca da vizinha aumentavam entre eles, até que um dia o marido chegou da janela e disse: Amor! Você ensinou a vizinha como lavar roupas! Elas estão impecáveis! Ela abaixou a cabeça e disse: Não, amor, eu limpei o vidro da nossa janela!

Bom, acho que nem preciso falar muita coisa, o texto todo já fala por si só. Mas vamos refletir um pouco: “O problema sou eu!”

Muitas vezes passamos por situações em que somos os primeiros a julgar o outro, mas nunca paramos para pensar que o problema pode estar com a nossa maneira de ver as coisas. Precisamos ‘lavar a nossa janela’ e seremos capazes de ver a pureza das coisas.

Como o próprio Senhor Jesus disse: "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.” Mateus 7:3-5(NVI)

Tenho visto que pessoas perdem tantas bênçãos por causa do julgamentos críticos e precipitados. Elas perdem principalmente a benção da comunhão com outras pessoas, os relacionamentos se tornam complicados. Isso me leva a refletir que quando nos deparamos com algo que nos condiciona a culpar uma outra pessoa devemos ser humildes para pensar: Será que o problema está comigo? Dessa forma seremos iluminados para lidar com o problema á frente, e perceberemos talvez que se tratava de uma "tempestade em copo d'água". Com a janela limpa, podemos contemplar a beleza do céu azul, ele não será sempre cinza como parecia, veremos o brilho do Sol sem estar ofuscado, e por aí vai... Acima de tudo seremos capazes de reconhecer o verdadeiro valor das pessoas que nos cercam. A vida será mais fácil!

Um comentário:

  1. mto bom a reflexao. as pessoas tem mesmo q começar a olhar mais para si, nao qrer colocar a culpa de seu insucesso em outras pessoas, mas sim ter bom senso e conseguir observar as coisas como elas verdadeiramente sao, nao apenas como interessa observar.

    ResponderExcluir