sábado, 11 de setembro de 2010

Livre-arbítrio.

Por Allan Ferreira

Olá. Essa noite ocorreu algo bem interessante na faculdade. Como de costume, cheguei um pouco mais cedo, e subi pra classe. Coloquei um recado no quadro para avisar sobre a célula que temos no intervalo da aula. Um colega de turma, sugeriu uma "outra opção" de atividade no intervalo, quem consistiria em uma saída para o buteco, e conclui escrevendo os dizeres "Livre-arbítrio". O professor lendo o que estava diante da lousa, resolveu falar sobre o assunto, sobre o significado de livre-arbítrio e como isso relaciona-se com a geografia e a educação.
Interessante como a oportunidade foi propícia pra que eu também refletisse. É algo muito subjetivo, complexo.
Em uma pesquisa um pouco mais aprofundada, descobri que existem diversas vertentes e teorias para explicar a totalidade dessa expressão tão complexa. Algumas delas

Teologia cristã típica: Deus é descrito como onisciente e onipotente. Por causa disso muitas pessoas, cristãs e não-cristãs, acreditam não apenas que Deus sabe quais decisões o indivíduo tomará amanhã, mas também que Deus determina tais escolhas. Todavia, proponentes do livre-arbítrio alegam que o conhecimento de um acontecimento é totalmente diferente da causação do acontecimento." Wikipedia

Calvinistas: defendem a idéia que Deus escolhe aqueles que serão salvos antes da criação. Um dos maiores defensores dessa visão teológica é Jonathan Edwards.

Metodistas: A salvação é realizada através da combinação de esforços de Deus(que toma a iniciativa) e do homem (que deve responder a essa iniciativa) o que é chamado de sinergismo, contra o monergismo calvinista.

Sintetizando e tentando juntar todas essas idéias em uma conclusão plausível, considero que perdemos o livre-arbítrio quando optamos por seguir a Cristo. É como se já tivéssemos utilizado o sentido da palavra. Passamos a seguir o caminho traçado por Ele, nos moldes Dele. Então o conceito sobre o qual tratei nesse post seria uma ação prévia, que depois de usufruída perderia o sentido.
Teremos mais tempo para tratar de assuntos tão complexos, e estou aberto a críticas e questionamentos.

No mais tenha uma boa noite. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário